domingo, 14 de abril de 2013

Portais



O Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação (LANTEC) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) foi criado em 2004, e trocou de nome para Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação a partir de Março/2012  e envolve estudos abrangendo a interação entre a Educação, Ciência e Inovação Tecnológica. Atualmente, as pesquisas desenvolvidas seguem a linha de pesquisa:
·       Linguagem Multimídia Interativa: Abrange pesquisas voltadas para o desenvolvimento de aplicações e de conteúdos educacionais utilizando a linguagem multimídia interativa. O foco desta linha de pesquisa está na estruturação de ambientes de conteúdo educacional que têm como base a linguagem multimídia interativa centrada  na perspectiva do referencial teórico da Pedagógica da Comunicacional Interativa (PCI), na qual os elementos de comunicação dialética de Paulo Freire  e da colaboração se fazem presente.
·        Ambientes virtuais de aprendizagem móvel: O foco desta linha de pesquisa está no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem baseado na plataforma móvel, bem como o estabelecimento de conteúdo educaional para a plataforma. É importante destacar ainda, que o foco teórico desta linha de pesquisa está na Pedagogia Comunicacional Interativa Móvel - PCI- M construtivista colaborativa.






O Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricular (NUPIC) se constitui em um núcleo de pesquisa relacionado à elaboração, aplicação, análise e disponibilização de atividades didáticas para o ensino de ciências. Ele se destina prioritariamente à professores de ciências naturais do ensino fundamental e Médio. O conhecimento científico e os limites e possibilidades de sua transposição para o ambiente escolar determinam os objetivos das pesquisas produzidas pelo núcleo. Vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP, é composto por professores e estudantes de graduação e pós-graduação, e por professores da rede pública do Estado, desenvolvendo material didático e cursos de formação continuada para professores.



O NUPIC produz basicamente material didático de apoio para o desenvolvimento de atividades de ensino de ciências na escola básica (Ensino Fundamental e Médio). Esses materiais didáticos são: hipertextos, vídeos, Objetos de Aprendizagem virtual (OAs). Os mesmos ficam disponíveis para download e consultas on lines de professores e alunos da rede de ensino.

O grupo de desenvolvedores é composto por Pesquisadores da USP, em especial da Faculdade de Educação, estudantes de graduação em Física, em ciências da computação, da pós-graduação em Ensino de Ciências e em Educação, e professores de Física da rede pública.



O Laboratório Didático Virtual é uma iniciativa do Escola do Futuro da Universidade de São Paulo.
Aprimorar o aprendizado através do desenvolvimento de uma comunidade envolvendo escolas e universidades na produção e intercâmbio de conhecimentos e na construção de uma educação científica mais contextualizada, menos fragmentada e mais significativa.
Objetivo
O Laboratório Didático Virtual tem como principal objetivo construir uma infra-estrutura pedagógica e tecnológica- comunidade de aprendizagem- que facilite o desenvolvimento de projetos de física na escolas e incentive no aluno: o pensamento crítico, o uso do método científico, o gosto pela ciência e principalmente a reflexão e compreensão do mundo que o cerca.
O centro da comunidade de aprendizagem é este site, que através de publicações, discussões, comentários, consultas e utilização por todos os participantes do projeto, resulta num centro de interação, troca e comunicação de informações, idéias e experiências.
Áreas de Atuação
  • Produção de material didático para suportar uma educação baseada em projetos;
  • Serviço de perguntas com respostas de especialistas;
  • Serviço de notícias científicas em linguagem acessível;
  • Serviço de capacitação e suporte pedagógico permanente às escolas.

O Portal, lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Este é um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados.
Fundado em 2006, o Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil brasileira que tem a missão de contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o país assegure a todas as crianças e jovens o direito a Educação Básica de qualidade. 
Apartidário e plural, congrega representantes de diferentes setores da sociedade, como gestores públicos, educadores, pais, alunos, pesquisadores, profissionais de imprensa, empresários e todas as pessoas ou organizações sociais que são comprometidas com a garantia do direito a uma Educação de qualidade.
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