domingo, 14 de abril de 2013

Artigos e publicações


A Equipe do Educar para Crescer solicitou a 7 especialistas que avaliassem alguns sites educacionais.
Confira a reportagem completa e a relação dos 52 sites avaliados por estes especialistas, aqui!

O Grupo A, através da Revista Pátio, abordou o tema Leitura e Literatura na era da Internet, um assunto que se discute bastante hoje em dia. Afinal, muitos se questionam: o que acontecerá com os livros? Como ficará a leitura na era digital?

O texto é iniciado  com a seguinte afirmação: "os dispositivos digitais nutrem, enriquecem e complementam a leitura em papel e livro que tivemos até agora. A internet oferece mais estímulos para ler e para desfrutar da literatura...". Ou seja, um olhar positivo frente à leitura na era digital e não saudosista como muito se tem visto ultimamente. Afinal de contas, quem prefere o bom e velho livro impresso continuará podendo acessá-lo da mesma forma!
O mais interessante é o destaque que os autores dão às possibilidades de trabalho que o universo digital apresenta, são sugeridas algumas propostas pedagógicas que podem ser feitas, no virtual, a partir de leituras realizadas, em qualquer plataforma.

Confira o material na íntegra aqui!


  • Qual seu sonho de Educação 3.0?


Para entender a educação de hoje, nós precisamos olhar para o passado. Há 150 anos, pessoas trabalhavam na terra, ao ar livre, com ferramentas produzidas manualmente e em pequenos grupos. Elas não viajavam muito. O trabalho quase não mudava de geração para geração. As filhas faziam o mesmo trabalho de suas mães e de suas avós, assim como as mulheres antes delas. Com as mesmas ferramentas. Elas conversavam enquanto trabalhavam. O mesmo valia para os filhos, pais e avôs. Grupos de trabalho incluíam jovens e velhos. A tecnologia para o trabalho mudava lentamente. Quando as ferramentas quebravam, as pessoas podiam consertá-las. Podemos chamar isso de Ambiente de Trabalho 1.0.

Continue lendo o artigo publicado no porvir.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário